Estamos na virada do século 18 para o 19. A Antiga armação baleeira fora desativada no final do século passado; a Ponta dos Búzios, agora chamada de Armação dos Búzios, volta a sua rotina primitiva.
Alguns Indígenas pescam na gamboa formada no local onde hoje se chama Orla Bardot. No dia anterior, algumas pedras foram colocadas estrategicamente em pontos de passagem pelos quais os peixes poderiam sair após a baixa da maré, permitindo que fossem facilmente pescados.
Na pintura, em óleo sobre tela, a cena reconstituída mostra, em primeiro plano, um indígena com seu arco pronto para fisgar um peixe aprisionado na pequena lagoa formada. Ao fundo, dois outros membros do grupo, uma mulher e seu jovem filho, pescam próximo a onde atualmente está o Restaurante Madame Bardot. Mais distante é possível ver a Ilha do Caboclo e a praia do Canto.
Atualmente, é possível ver as pedras que formavam essas pequenas lagoas temporárias em dias de maré baixa, elas estão espalhadas por toda a extensão da Orla, desde o Buda Beach até o monumento dos Pescadores.