A Pesca da Baleia na Ponta dos Búzios

Por Alan Camara*
Estamos na primeira quinzena de julho, em algum dia da segunda metade do século 18. Ouvem-se as badaladas do sino na pequena capela de Sant’Anna.

Este é o sinal simbólico para os trabalhadores da Armação Baleeira – instalada na praia da Armação – de que a temporada das baleias está iniciando. Uma missa é rezada com votos de boa safra. Durante a missa, o padre abençoa os arpões, as baleeiras e os seis tripulantes que irão ao mar em busca da baleia.

A pintura, em óleo sobre tela, reconstitui a pesca da baleia em Búzios. Na cena, a baleeira persegue uma baleia jubarte que foi emboscada próximo à Ponta da Matadeira, na parte esquerda da Praia dos Ossos. A pintura também retrata a pequena capela de Sant’Anna, ainda sem a torre sineira, que aparece no centro da imagem, no alto da colina do Morro de Sant’Anna.

A caça da baleia aconteceu na “Ponta dos Búzios” por quase meio século. A gordura retirada da baleia servia a diversas finalidades e era utilizada especialmente para iluminar as ruas do Rio de Janeiro, a capital da Colônia.